institucional Acessos: 5391

Missão

A Missão do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença, através da oferta da educação escolar, é propagar a evangelização, em consonância com a filosofia das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima do Brasil. Entretanto, esse propósito não constitui função primordial do Estabelecimento, Isto é, transmitir a doutrina católica através da evangelização, desde que seu propósito também esteja voltado para educar as pessoas, considerando a sua totalidade e potencialidade, construindo assim, uma comunidade que possa voltar seus interesses para a compreensão da mensagem dos Evangelhos, e a prática de fraternidade, como também para a formação intelectual e para construção de atitudes indispensáveis à prática da cidadania e inserção no mundo do trabalho. Esse ideal, além de estar direcionado aos educandos/estudantes, também deverá abranger os administradores, professores e funcionários, e por extensão os seus familiares.

O Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença - CMA, como Instituição Educacional que professa a Religião Católica Apostólica Romana, propõe-se a educar crianças e jovens, considerando a sua Missão, e levando em conta o ser humano em sua totalidade, de modo a conciliar a base científica com a fé cristã.

Visão

É no contexto acima, que a filosofia educacional desta Instituição Escolar deverá basear-se. Isto faz sentido, considerando que o conhecimento, por si só, é insuficiente para nortear a vida das pessoas. É necessário, portanto, que o conhecimento esteja aliado à fé - e, principalmente a fé segundo os Evangelhos de Nosso Senhor Jesus Cristo - considerando o resgate do ser humano em sua totalidade – corpo e alma, numa Visão salvífica. Desse modo, todo conhecimento deverá considerar o ser humano em sua dimensão maior: Pessoa detentora de uma condição especial. O que justifica a expressão: “Imagem e semelhança de seu Criador”, capaz de construir e dominar tecnologias e aplicá-las com vistas à formação de uma sociedade (no sentido pleno da palavra) humanizada.

Valores

Diante do exposto, compete a este estabelecimento de Ensino proporcionar os meios necessários para que o educando/estudante, sob a sua responsabilidade, adquira Valores - aliados aqueles  trazidos do seu primeiro grupo social: a família - para que possa desenvolver suas potencialidades e tornar-se capaz de exercer a sua cidadania no meio em que esteja inserido e, sempre que se fizer oportuno, contribuir para a diminuição das injustiças e desigualdades que se manifestam na sociedade contemporânea, agindo com justiça e solidariedade.