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A Educação Fundamental Anos Iniciais e Finais na Base Nacional Comum Curricular

             O Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença - CMA, ao elaborar esta Proposta, dá cumprimento ao que determina o art. 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n° 9.394/96); a Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010 – CNE/CEB; o Parecer nº 11, de 7 de julho de 2010 e, especialmente, trata de cumprir as Leis Federais de Nºs 11.114 de 16 de maio de 2005 e 11.274 de 06 de fevereiro de 2006, as quais dispõem sobre a matrícula aos seis anos de idade no Ensino Fundamental e a implantação de uma nova organização para este nível de ensino com duração de nove anos de escolarização.

            Portanto, a Proposta Pedagógica, ora elaborada, pretende subsidiar o ato de ensinar e aprender, cujo desenvolvimento deverá dar-se no contexto da educação escolar, finalidade básica da Instituição, aliada à sua proposta da formação humana do estudante, à luz da mensagem evangélica, como missão norteadora da entidade mantenedora. Assim é que, o principal enfoque deste instrumento, deverá pautar-se na comunicação e no diálogo, visto que dialogar não é uma prática simples, ao contrário, é desafiante, pois faz com que uma série de ideias sejam confrontadas pelos diferentes interesses e visões dos agentes sociais envolvidos.

              Ao longo e ao término do Curso, o estudante matriculado no Ensino Fundamental de Nove Anos de duração no Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença - CMA deverá:

  • Adquirir e construir conhecimentos através de diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos presentes no ambiente escolar e em setores diversos onde vive e convive;
  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação, respeito e repúdio às injustiças;
  • Compreender aspectos do mundo físico e natural e a interação do ser humano com o ambiente, considerando a utilização das tecnologias presentes na sociedade contemporânea em função da manutenção da vida;
  • Construir a noção de identidade nacional e pessoal através da caracterização social, material e cultural brasileira;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado a si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, cognitiva, ética, estética e de inter-relações;
  • Exercer a cidadania nas suas dimensões sociais, políticas, civis e culturais de forma consciente, crítica, justa e solidária em processos de convivência social;
  • Identificar características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais, como possibilidades presumíveis para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
  • Situar a pluralidade sociocultural de outros países em relação à do Brasil, valorizando esta e posicionando-se contra possíveis discriminações baseadas em diferenças existentes neste contexto;
  • Interpretar e usufruir as produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo às diferentes intenções e situações de comunicação em espaços de vivências;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente em função da preservação da vida no Planeta;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões com impacto positivo na coletividade;
  • Questionar a realidade utilizando o pensamento lógico, a criatividade, a análise crítica e intuitiva, relacionando procedimentos e verificando sua adequação na formulação e na resolução de situações-problema do cotidiano;
  • Utilizar as diferentes linguagens verbais, matemáticas, gráficas, plásticas e corporais, como meio para produzir, expressar e comunicar ideias, em diferentes contextos sociais e culturais.

     ( documento na íntegra na secretaria do colégio.)

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